Pense Nisso: Alimentação

Fonte: Clube de Criação de São Paulo

Fonte: Clube de Criação de São Paulo

 

Os números acerca do desperdício de alimentos no mundo são espantosos, por ano são perdidas 26,3 milhões de toneladas de alimentos, capazes de alimentar 19 milhões de habitantes e representam uma perda anual de US$ 1 bilhão.

Muitos desses alimentos são perdidos antes mesmo de chegarem ao consumidor. Estima-se que 64% seja perdida apenas na cadeia produtiva enquanto que nos mercados 4,48% são perdas financeiras devido aos perecíveis.

Na fase de armazenamento e pré-preparo chega-se a perder 30% do alimento comprado, tendo em vista que é comum que o cliente deixe de consumir 20% do alimento que escolhe. Tem-se ao final do processo grandes perdas financeiras, ambientais e sociais.

Deve-se considerar no calculo dos prejuízos gerados pelo desperdício que essas perdas representam também perdas ambientais e sociais. Pois ambos são afetados por fatores como a dificuldade de disposição de resíduos, aos danos gerados ao meio ambiente na produção dos alimentos e a desigualdade social, tendo em vista que a fome é uma realidade atual.

Para redistribuir esses alimentos, reduzir os danos ambientais de produção e descarte, e atender a um público cada vez mais consciente, muitos restaurantes têm adotado estratégias de gestão que incluem a redução do desperdício de alimentos como o planejamento do cardápio, o treinamento da equipe e campanhas de conscientização.

A doação de alimentos não utilizados pelo restaurante é uma prática que poderia auxiliar em muito a redução dessas perdas, contudo, é evitada, a legislação determina que caso o alimento cause algum dano a saúde de seu consumidor este pode processar o restaurante.  

O QUE FAZER?????

É importante que com consumidor cada um faça sua parte e comece o controle na hora de escolher seu pedido. Perguntando-se quanto de fato quer e principalmente quanto PRECISA comer!

desperdicio_prato1

Caso queira colaborar não apenas com seu bolso e com o meio ambiente. Organize com sua família ou amigos uma campanha de doação de alimentos. As vezes o que parece pouco para você é tudo para outro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s