Do ICQ ao Facebook

icq

Sou do tempo do ICQ, aquela janelinha cinza, com um número enorme tipo o número de telefone atual (com DDD) do estado de São Paulo. Sou da época que tínhamos orgulho de saber aquele número inteiro de cabeça, que amávamos o Oh ow.

Mas chegou o MSN com um super visual Microsoft! Todo arredondado, com carinhas e fácil localização de amigos. O ICQ se tornou uma mera janelinha com florzinhas cinzas mortas…

O império do MSN foi longo e duradouro para os tempos de internet, agora o Google ja era uma grande ferramenta de busca, o Cadê? havia sido esquecido, o yahoo busca então…

E então…. surge aquele fundo roxo/lilás, que sério, competiu em feminilidade com o falecido ICQ. O orkut!

O Orkut foi para os brasileiros uma grande inovação da internet, foi basicamente a reinvenção da vovó fofoqueira do bairro!

Por ele aprendemos a saber de tudo da vida de todos,  e surgiram brigas de namorados, amigos de longa data e grandes amores, afinal “Ele tb escova o dente andando como eu!!!”

Mas, seu sucesso foi seu fracasso, o público foi aumentando, e não farei muitos comentários sobre esta fase, fora que quem foi positivo apenas se divertiu com as fotos da piscina de caixa d’água, aproveitou para denunciar violência contra animais, ou roubos de ladrões estúpidos que publicavam a peça do furto…

Os mais descolados já estavam no Facebook há meses quando o orkut começou a perder seu império.

Uma página de relacionamentos menos rosa, quero dizer, lilás, roxa… enfim. Com uma cor neutra. Com MUITA informação que honestamente me levou a fazer dois perfis, pois não consegui usar logo de primeira, não entendi nada!

Muitos lesados como eu, sofreram do mesmo mal, ainda que nascidos na era da informática. A adaptação com aquelas publicidades inúmeras, e com a ausência de comunidades foi difícil, mas nada que o Farmville real não pudesse resolver! Afinal, o orkut a essa altura parecia apenas uma cópia mal feita do Facebook… e creio que era…
Mais e mais pessoas passaram a jogar o Facebook, quero dizer, usar.
O Google ja havia dominado o mundo e seu nome ja estava em celulares!
Os celulares evoluíram, e o facebook se tornou parte da vida das pessoas, uma dependência, um lugar em que você entra e nunca mais sai.

Devo aquí abrir um parenteses ( Achoq eu apenas Chapolin Colorado poderia explicar como que brasileiros conseguem viciar em uma internet tão lerda e com tão pouca tecnologia! Acho que é puro masoquismo)

o MSN não contava com isso…

Honestamente, não sei quando ele veio a falecer virtualmente, sei que quando o acordo foi firmado com o Skype era chegado seu fim.

Tudo isso foi para dizer que sob uma análise longa, percebi que em todas essas mudanças os mais descoladinhos, descolavam da modinha e partiam para a próxima inovação tecnológica, esta saturava e eles partiam para a próxima.

A nova moda é fechar a conta do facebook alegando preferir viver e ter amigos de verdade…

Quem não tem facebook se orgulha, muitos pops estão fechando a conta.

Todavia não vi nenhum meio social novo exceto esses aplicativos simpáticos de celular, mas nada no nível de um orkut, facebook. Ao que parece uma moda retrô está tomando conta de tudo, tvs, geladeiras, roupas, seriados.

E minha conclusão é, vou abrir uma empresa de papel de cartas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s