Cistite, infecção urinária e complicações

Antes de mais nada, não sou médica, nem absolutamente nada da área da saúde!!! Só uma pessoa que sofreu com essa doença por 1 ano e quer alertar quem não conhece os riscos.

 

O que você sente?

cistite-rimedi

Primeiro:

Vontade de ir ao banheiro toda hora! (sim a principio é basicamente isso)

 

Segundo:

Ardor ao urinar, é uma sensação estranha mas num geral se descreve assim.

Nessa fase já pode ser possível ver alteração na cor da urina, fica embaçada.

 

Terceiro:

Dor nas costas!

colica-renal-300x3001

Sim, dor nas costas e aqui está meu maior alerta, muitas vezes não percebemos os sintomas anteriores, ou estamos ocupadas demais para isso, vem essa dorzinha nas costas que pensamos ser mau jeito, mas não! É o seu rim, um órgão VITAL que está passando por GRAVES apuros. Sua infecção não está mais só na sua bexiga.

A dorzinha é um pouco diferente da muscular, quando é muscular vc sente doer quando se movimenta, a dor dos rins parece mais constante e o teste fatal é dar uma LEVE batidinha em cima dela. Não recomendo fazer isso em casa de forma alguma.

 

Uma pausa para um relato:

Tive este problema quando estava com mais uma das minhas infecções, na altura já havia me acostumado com elas, minha médica simpática não receitou nada e mandou eu esperar os 7 dias para o exame ficar pronto! Já havia uns 4 dias que eu estava com dor nas costas “por causa da mochila pesada”.

Certo dia cheguei em casa comentei com a minha mãe, ela preocupada deu uma batida SUPER leve nas minhas costas pra testar… fui para a cama, pq tava malzinha de dor da infecção urinária normal, a dor aumentou como em uma pontada de cólica, fui avisar a mãe e pela cozinha acabei ficando, saí com os enfermeiros/medicos.

Devo dizer que a experiência de uma dor dessa foi única! Fiquei por umas horas como se tivesse sido drogada, a medica que veio me buscar até hj esta na minha memória como um anjo (o.o acho que só quem passou entende). Mas definitivamente não recomendo isso para ninguém!

Enfim…

Solução:

O tempo passou, consegui superar essa fase de cistite crônica e não graças a essa médica. Usei chá de picão preto (sim, esse nome é péssimo!) quando eu sentia algum incomodo ou quando tinha alguma relação. Quando a coisa apertava tomava um remedinho mais leve que os antibióticos (que não vou falar o nome, procurem o médico). Antibiótico ja diz no nome o quanto faz mal.

Para reduzir a dor quando tive que esperar o exame ficar pronto eu tomei um chá de canela com gengibre, MUITO forte (pedaço de 1cm e 1 colher de pó de canela fervidos por 5 min), deixa meio feliz pq são estimulantes, não curam, mas ajudam a segurar o desconforto até ia ao medico.

Mas recomendo fortemente que: se seu medico pedir para fazer o exame e falar para voltar em uma semana sem te receitar nada mande ele… quero dizer, vá a outro.

Eles pedem uma semana para passar o remédio certo depois do resultado do exame, mas dependendo da situação pode ser muito tempo.

 

O motivo do alerta:

Certa vez em uma mesa de casamento conversei com uma mãe e ela fez um alerta, que após a morte de sua filha fazia a todas: Cistite é mais perigoso do que parece, sua filha teve 3 dias de internação apenas.

A maior parte dos casos é como o meu, é possível agonizar com esse incomodo péssimo por semanas, mas há casos que progride muito rapidamente.

Prioridade pela vida meninas! Devemos trabalhar para viver BEM e não viver para trabalhar.

 

Como pegar e como evitar?

– Limpar o bumbum errado: (isso serve para as adultas viu??) constrangedor falar isso, mas importante: mulheres, a direção certa de limpar é para trás!!! Nunca puxe sujeira para as áreas que vc precisa manter limpas. Tem quem recomende um banho.

– Alimentação ácida: abacaxi, suco de maracujá e basicamente tudo, é ácido (limão é uma exceção ácida permitida). Se as coisas não vão bem, esses sucos vão piorar. Vivi muito tempo a suco de caju, pelo menos é barato e não afeta o sistema.

– Relação sexual:

É a causa mais comum. Já observei entre amigas que as chances de ter cistite depois de uma relação aumentam se o relacionamento está mal (leia-se, brigas e falta de amor). Então se a coisa ta tensa entre vcs atenção dobrada!

– Evite relações com a bexiga cheia, isso atrapalha também.

– Tome cuidado com as posições, se você tem tendência a ter cistite é bom evitar pressionar sua bexiga, logo, evite coisas muito… profundas.

– E se você curte: Da área de lazer para esgoto pode, o contrário NUNCA.

Se não pode evitar e teve relação de alguma forma acima citada recomendo o chá de picão preto umas duas vezes no dia (a planta ok?).

 

Obs: há varios outros motivos, como pedras nos rins, sistema imunológico fraco, estresse, medicação, mas considero esses de cima os mais comuns.

Mães

cistite_1

Crianças também tem cistite! Digam para suas filhas que se sentirem alguma coisinha estranha para fazer xixi para avisar, observem e se a urina estiver embaçada, corra para o médico, o seguro morreu de velho!

As vezes que tive quando criança foram leves e curaram sem fazer nada mas há risco.

 

Gateiras

gatos-melhores-artigos-1-620x400

É uma das doeças mais comuns em gatos e gatas também e pode também levar a óbito, minha amiga perdeu um amiguinho assim. Eles começam a ir menos na caixa de areia e pode acontecer de fazerem xixi fora do lugar, não briguem com eles, se isso acontecer é melhor levar no veterinário.

Verifiquem também o teor de sódio da ração, algumas como a Whiskas, tem sódio pra caramba.

13 comentários em “Cistite, infecção urinária e complicações

  1. Bom eu to com uma dor td ves em que vou urinar doi e aquela vontade de ir ao banheiro toda hora e nada ok devo fazer .pq eu tenho pedras nos rins ai eu tenho medo pq ja fiquei internada por causa de infeccao urinaria.ok. devo fazer

    • Respondendo super atrasada para o caso: corre para algum Pronto Socorro, eles vão fazer um exame básico de urina para detectar se tem alguma infecção. A pedra nos rins pode dar cistite também e se tem essa tendencia precisa acompanhar. Seu corpo já deu os sinais. Não espere agravar para procurar um profissional. Se cuida e um abração!

    • Oi Tati! Procure um médico já. Tomar água é importante mas é mais preventivo. Quando já está com os sintomas tem que fazer o exame de urina para confirmar (o básico sai no mesmo dia) e ver se o médico já te passa o antibiótico. Cuide da sua saúde!

  2. No meu caso de repente sinto dores fortissimas na bexiga parece que tem um monte de agulhas que nem consigo ficar em pe direito,mas sao crises,nao e todo dia que sinto.

    • Oi Fátima! Cada pessoa é um ser único, ainda que não seja todo dia a dor pode ser grave, há pessoas que nem sentem nada. Procure fazer um exame, é bem simples e pode evitar complicações sérias! :) Melhoras e se cuida

    • Oi Renata! O Chá de picão preto é de tomar, 1 colher de sopa para meio litro de água já da certo, deixe ferver uns min, mesma coisa para canela e gengibre. Mas se estiver com algum sintoma não deixe de fazer o exame de urina, nem sempre percebemos a gravidade da situação! Beijão e bons chás :)

  3. Olá realmente rim é coisa séria a uma semana comecei com forte dor nas costas fui ao pronto socorro falaram que era coluna me aplicaram uma injeção e vim embora com dor pois não passou, no dia seguinte retornei novamente outra injeção e nada no dia seguinte amanheci vomitando com febre altíssima fraqueza e tontura retornei novamente ao pronto Socorro me disseram q eu tava com virose e dor na coluna resumindo depois de quase 5 dias indo e vindo a médica me passou exame de urina e sangue foi quando fui ver o resultado ela até se assustou e disse vc ta com infecção no rim me passou um antibiótico fortíssimo que estou passando muito mal com ele mas tenho que tomar logo no primeiro comprimido as costas parou de doer nunca pensei que iria passar por isso é horrível!

    • É muito pouco caso de alguns médicos…. A batidinha nas costas costuma identificar fácil o problema no rim e não custa nada! Exames de urina também são básicos… Um bom médico teria resolvido seu problema muito antes de ficar grave. Te desejo melhoras e que nunca mais tenha que passar por isso!

Deixe um comentário

